Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

domingo, 25 de novembro de 2012

Liturgia Diária

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO - CRISTO REI


1ª Leitura - Daniel 7, 13-14


Leitura da profecia de Daniel - "13Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido. 14A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído." - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial - Salmo 92



REFRÃO: Deus é Rei e se vestiu de majestade,/ glória ao Senhor!

1.
  Deus é Rei e se vestiu de majestade,/ revestiu-se de poder e de esplendor! -R.2. Vós firmastes o universo inabalável,/ vós firmastes vosso trono desde a origem,/ desde sempre, ó Senhor, vós existis! -R.
3. Verdadeiros são os vossos testemunhos,/ refulge a santidade em vossa casa,/ pelos séculos dos séculos, Senhor! -R.

2ª Leitura - Apocalipse 1, 5-8



Leitura do livro do Apocalipse -  "5e da parte de Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra. Équele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue 6e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém. 7Ei-lo que vem com as nuvens. Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o traspassaram. Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra. Sim. Amém. 8Eu sou o Alfa e o Èmega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Dominador." - Palavra do Senhor.

Evangelho - João 18, 33-37

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

"Naquele tempo,33Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus? 34Jesus respondeu: Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim? 35Disse Pilatos: Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? 36Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo. 37Perguntou-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz." - Palavra da Salvação.

Homilia


"Dizer “Cristo Rei” é quase uma redundância, pois Cristo, que significa “messias”, já supõe o significado de ser ungido rei. A repetição, porém, enfatiza e endossa o desejo de realçar o atributo do poderio absoluto, que mais caracteriza sua pessoa divina, expresso também pelo título de “Senhor”, outrossim, releva o múnus régio de Jesus. A Liturgia de hoje nos ajuda a conhecer a natureza da realeza de Jesus, cujo reinado não é deste mundo (Jo 18,36) e que, por isso, não faz concorrência aos reinos terrestres. Aliás, durante seu ministério público, Jesus foge quando querem fazê-lo rei (Jo 6,15), evitando dar à sua missão messiânica um cunho político e terreno. No entanto, Jesus é Rei. Ele mesmo o afirma diante de Pilatos em circunstâncias, humanamente falando, pouco régias (Jo 18,37)." - Pe. Bantu Mendonça. Trecho retirado do site http://blog.cancaonova.com/homilia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário