Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Paramentos Litúrgicos – O que são e qual sua função e significado

Querido (a) irmão (a) leitor (a)!

Paramentos litúrgicos são as roupas utilizadas pelos ministros sagrados na celebração da liturgia. São roupas que historicamente tem sua origem greco-romana e que ao longo dos anos foram sendo adotadas na vida litúrgica da Igreja. A função das vestes é simplesmente diferenciar da forma de vestir-se cotidianamente. Desde os primeiros anos, criou-se esse hábito de se utilizar as melhores roupas para o culto sagrado.
Além da função de se diferenciar da vestimenta de uso cotidiano, os paramentos tem um caráter cultual, ou seja, se enfatiza o papel litúrgico a ser desempenhado, deixando em segundo plano a individualidade. Tomemos como exemplo a casula, que a vestimenta utilizada pelos sacerdotes nas celebrações solenes; seu uso despersonaliza a pessoa do ministro celebrante, para revelar o verdadeiro protagonista da ação litúrgica, ou seja, Jesus Cristo.
Aquele que exerce uma função litúrgica, não o faz em seu próprio nome, mas o faz como ministro da Igreja e instrumento usado por Cristo.
É importante sabermos que as vestes também diferenciam as funções litúrgicas. Por isso cada função, tem seu próprio paramento litúrgico; fica ali caracterizado que aquele ministro desempenhará tal função mediante o uso dos seus paramentos.
O ato de usar paramentos litúrgicos também significa estar revestido da graça de Deus, da força de Deus para o desempenho da função litúrgica. Por isso no missal do rito extraordinário da missa haviam orações específicas para acompanhar o vestimento de cada paramento sagrado.
Vamos abordar o significado do uso de alguns dos mais comuns paramentos litúrgicos; A alva e a túnica branca, consiste na veste longa utilizada por todos os ministros sagrados que representa a natureza imaculada que o Cristão recebe mediante o Sacramento do Batismo. Portanto, a veste branca e a alva significam a graça santificante e também um símbolo de pureza de coração. Sobre a túnica e/ou sobre a alva é comum alguns sacerdotes usarem o cíngulo que é como um cinto de cordas que é amarrado de forma litúrgica na altura dos rins por cima da veste branca; para os diáconos, sacerdotes e bispos, os cíngulos podem ser de cores conforme a cor litúrgica a ser celebrada. O cíngulo representa a virtude do autocontrole citada por São Paulo como fruto do Espírito Santo (conf. Gl 5, 22). A estola é uma faixa de tecido que é usado pelos ministros ordenados que variam de cor de acordo com o tempo litúrgico celebrado. Existem duas formas de usar a estola; os diáconos usam a estola na transversal a partir do ombro esquerdo atravessando o peito enquanto que os padres usam a estola vertical sendo as duas pontas descendo sobre seus ombros. A estola tem o significado do poder sacerdotal e deve ser usada para ministrar qualquer sacramento. Citamos aqui alguns paramentos dos mais comuns, dentre vários outros. Ainda falando das vestes dos padres e diáconos, podemos incluir a casula e a dalmática que é a veste que acompanha as cores litúrgicas usadas em ocasiões mais solenes. O bispo possui vestes litúrgicas próprias, assim como também o papa. Também os ministros leigos, cada um possui sua veste própria aprovada pela diocese para uso nas celebrações litúrgicas.
Contudo é importante destacar que o ato de vestir os paramentos litúrgicos, significa renunciar as coisas do mundo, fazendo um recolhimento interior, elevando mente e coração a Deus, para que a partir de então Ele revista de graça o ministro no desempenho de suas responsabilidades.

Força e Coragem!
Fernando Ricardo Montanheiro (
http://fernandomontanheiro.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário