Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Liturgia Diária


2° DOMINGO DO TEMPO COMUM

1ª Leitura - Isaías 62, 1-5


Leitura do livro do profeta Isaías - "
1Por amor a Sião, eu não me calarei, por amor de Jerusalém, não terei sossego, até que sua justiça brilhe como a aurora, e sua salvação como uma flama. 2As nações verão então tua vitória, e todos os reis teu triunfo. Receberás então um novo nome, determinado pela boca do Senhor. 3E tu serás uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real entre as mãos do teu Deus; 4não mais serás chamada a desamparada, nem tua terra, a abandonada; serás chamada: minha preferida, e tua terra: a desposada, porque o Senhor se comprazerá em ti e tua terra terá um esposo; 5assim como um jovem desposa uma jovem, aquele que te tiver construído te desposará; e como a recém-casada faz a alegria de seu marido, tu farás a alegria de teu Deus." - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial - Salmo 95



REFRÃO: Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ manifestai os seus prodígios entre os povos!

1.
 Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome! -R.
2.
 Dia após dia anunciai sua salvação,/ manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios! -R.
3.
 Ó família das nações, dai ao Senhor,/ ó nações, dai ao Senhor poder e glória,/ dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!/ Oferecei um sacrifício nos seus átrios. -R.
4.
 Adorai-o no esplendor da santidade,/ terra inteira, estremecei diante dele!/ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”/ pois os povos ele julga com justiça. -R.

2ª Leitura - 1° Coríntios 12, 4-11

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios - "Irmãos, 4Há diversidade de dons, mas um só Espírito. 5Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. 6Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. 8A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; 9a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito;10a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. 11Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz." - Palavra do Senhor.

Evangelho - João 2, 1-11

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

"Naquele tempo,1Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. 2Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.3Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.4Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. 5Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.6Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. 7Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. 8Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. 9Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo10e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. 11Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele." - Palavra da Salvação.

Catequese Bíblico-Missionária


"Alegria do teu Deus
Iniciamos o Tempo Comum após a celebração do Batismo de Jesus. O Pai apresentou o Filho: "Este é o meu Filho amado em quem pus todo meu amor." (Mt 3, 27). Jesus inicia sua missão, continuando sua manifestação, que estamos celebrando desde o Natal. O Mistério Pascal de Cristo compreende a Encarnação, Vida, Missão, Morte, Ressurreição, Ascensão e envio do Espírito. Fazendo a leitura da transformação da água em vinho, conhecemos Jesus que se manifestou transformando o mundo na festa de Deus. E os discípulos creram nele.

O encanto de Deus
O casamento é um símbolo precioso do relacionamento de Deus com o seu povo, como lemos em Isaías: "O teu Criador é teu marido" (Is 54, 5). O povo é a esposa e Deus o esposo amoroso e fiel. Essa comparação traz também os sentimentos de Deus que sente alegria por seu povo: "Como a esposa é a alegria do marido, tu será a alegria do teu Deus" (Is 62, 5). O Pai manifestou essa alegria enviando o Filho, não só a poucos escolhidos, mas à humanidade, na união da divindade e da humanidade que aconteceu em Jesus. O milagre não é a mudança da água em vinho, mas a mudança que se dá na humanidade que, com a presença de Jesus, salva e faz novas todas as coisas. O povo novo, nascido da fé, é a esposa querida por Deus. Jesus é simbolizado pelo vinho novo, nova criação, renovação pela fé.


Força transformante da fé
A mudança que o Reino realiza em nós coloca nossa vida a serviço, como Jesus o fez. Serviço de entrega de vida, mas sobretudo de ser alegria de amor, como lemos no Evangelho. O vinho novo que é Jesus trouxe uma mudança. É como a água que foi colocada em potes vazios e que Jesus transformou em vinho bom, pois a festa de Deus não pode acabar. Toda a transformação se faz a partir da fé. Lemos no Evangelho que, diante do vinho novo, diante de Jesus que inaugura o Reino, os discípulos não só continuam uma festa bem alegre (mais de 600 litros de vinho) mas foram ao mais importante, a fé em Jesus: "Este foi o início dos sinais; Jesus o fez em Caná. Manifestou sua glória e seus discípulos creram nele" (Jo 2, 11). A fé provoca uma mudança radical a partir da qual passamos a viver a vida nova do Reino que modifica nosso modo de pensar e de agir. Entramos no amor esponsal de Deus e continuamos a festa na alegria de Deus." - Pe. Luiz Carlos de Oliveira, retirado da Catequese Bíblico-Missionária do folheto de missa Deus Conosco (Ano XLIII, N° 04).

Nenhum comentário:

Postar um comentário