1ª Leitura - Gênesis 15, 5-12.17-18
Leitura do livro do Gênesis - "Naqueles dias, 5E, conduzindo-o fora, disse-lhe: "Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz... Pois bem, ajuntou ele, assim será a tua descendência." 6Abrão confiou no Senhor, e o Senhor lho imputou para justiça. 7E disse-lhe: "Eu sou o Senhor que te fiz sair de Ur da Caldéia para dar-te esta terra." 8"O Senhor Javé, como poderei saber se a hei de possuir?" 9"Toma uma novilha de três anos, respondeu-lhe o Senhor, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e um pombinho." 10Abrão tomou todos esses animais, e dividiu-os pelo meio, colocando suas metades uma defronte da outra; mas não cortou as aves.11Vieram as aves de rapina e atiraram-se sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou. 12E eis que, ao pôr-do-sol, veio um profundo sono a Abrão, ao mesmo tempo que o assaltou um grande pavor, uma espessa escuridão.17Quando o sol se pôs, formou-se uma densa escuridão, e eis que um braseiro fumegante e uma tocha ardente passaram pelo meio das carnes divididas. 18Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão: "Eu dou, disse ele, esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito até o grande rio Eufrates." - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial - Salmo 26
REFRÃO: Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, meu coração fala convosco confiante!
1. O Senhor é minha luz e salvação;/ de quem eu terei medo?/ O Senhor é a proteção da minha vida;/ perante quem eu tremerei? -R.
2. Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,/ atendei por compaixão!/ Meu coração fala convosco confiante,/ é vossa face que eu procuro. -R.
3. Não afasteis em vossa ira o vosso servo,/ sois vós o meu auxílio!/ Não me esqueçais nem me deixeis abandonado,/ meu Deus e Salvador! -R.
4. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver/ na terra dos viventes./ Espera no Senhor e tem coragem,/ espera no Senhor! -R.
1. O Senhor é minha luz e salvação;/ de quem eu terei medo?/ O Senhor é a proteção da minha vida;/ perante quem eu tremerei? -R.
2. Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,/ atendei por compaixão!/ Meu coração fala convosco confiante,/ é vossa face que eu procuro. -R.
3. Não afasteis em vossa ira o vosso servo,/ sois vós o meu auxílio!/ Não me esqueçais nem me deixeis abandonado,/ meu Deus e Salvador! -R.
4. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver/ na terra dos viventes./ Espera no Senhor e tem coragem,/ espera no Senhor! -R.
2ª Leitura - Filipenses 3, 17-21; 4, 1
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses - "17Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos. 18Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo, 19cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só têm prazer no que é terreno. 20Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura. 1Portanto, meus muito amados e saudosos irmãos, alegria e coroa minha, continuai assim firmes no Senhor, caríssimos." - Palavra do Senhor.
Evangelho - Lucas 9, 28-36
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
"Naquele tempo,28Passados uns oitos dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar. 29Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. 30E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias, 31que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém.32Entretanto, Pedro e seus companheiros tinham-se deixado vencer pelo sono; ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois personagens em sua companhia. 33Quando estes se apartaram de Jesus, Pedro disse: Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!... Ele não sabia o que dizia. 34Enquanto ainda assim falava, veio uma nuvem e encobriu-os com a sua sombra; e os discípulos, vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor.35Então da nuvem saiu uma voz: Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o!36E, enquanto ainda ressoava esta voz, achou-se Jesus sozinho. Os discípulos calaram-se e a ninguém disseram naqueles dias coisa alguma do que tinham visto." - Palavra da Salvação.
Catequese Bíblico-Missionária
"Jesus Cristo: ontem...
A montanha sempre foi vista na Bíblia como o lugar sagrado da presença de Deus. Na transfiguração de Jesus, aparecem Moisés, simbolizando toda a Lei, e Elias, simbolizando os Profetas. Leis e Profetas são um modo de referir-se ao Antigo Testamento ou Antiga Aliança como um todo. Jesus é a plenitude e a revelação definitiva que engloba a Lei e os Profetas. Por isso, Deus Pai diz: "Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!". Estamos dispostos a escutar e a praticar o que Jesus nos diz? Será que queremos também nos transfigurar?
hoje...
Transfigurar está no sentido de mudar de figura, transformar, mudar de atitudes e converter. Nesse sentido, a Liturgia de hoje nos mostra, na primeira leitura, Abraão, que é capaz de transfigurar-se a partir da Palavra de Deus, deixar um modo de vida e mudar para outro bem diferente, fazendo uma aliança com Deus e recebendo a posse da Terra, no sentido de vida em plenitude.
Nesse mesmo sentido, podemos entender Paulo que, ao escrever aos Filipenses, diz: "Todos ficaram sabendo que estou na prisão por causa de Cristo" (Fl 1, 13). Como entender que, mesmo estando na prisão, esta carta revela um Paulo alegre, feliz e firme no Senhor? Como deixar as "coisas terrenas" e permanecer no ideal que somos, cidadãos do céu? Temos de nos transfigurar e conscientizarmos de que o céu começa aqui na terra. Paulo, com seu modo de ser, tem muito a nos ensinar.
Jesus antecipa a glória da ressurreição, que vence a morte de cruz. Como escolhido de Deus, revela-nos a vontade do Pai que quer construir, com seus filhos e filhas, um mundo com mais amor, fé, justiça e solidariedade; em outras palavras: um mundo transfigurado.
e sempre.
Mas, para que este mundo seja transfigurado, nós também somos convidados a nos transfigurar, ter fé, deixar nossas coisas e partir em busca de uma terra prometida, a exemplo de Abraão, libertar do mal, do egoísmo, do poder, dos interesses pessoais e lutar para construir um novo mundo, apesar das tribulações da vida e das prisões em que somos submetidos pelo capitalismo. Estamos dispostos a dizer: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6, 8). Transfigurar... Eis o verdadeiro desafio, a coragem e a fé daqueles (as) que verdadeiramente escutam Jesus." - Pe. Francisco Albertin, retirado da Catequese Bíblico-Missionária do folheto de missa Deus Conosco (Ano XLIII, N° 10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário