Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Significado Litúrgico da Quarta-Feira de Cinzas

Querido (a) irmão (a) leitor (a)!

Aproxima-se a Quarta-Feira de Cinzas e junto com ela a Quaresma.
A tradição de se impor cinzas na cabeça nasceu em Roma entre os séculos VII e VIII, onde os penitentes começavam sua penitência pública no primeiro dia da quaresma. Eles se salpicavam com cinzas na cabeça e se vestiam com "saial", que era uma vestidura antiga utilizada em ocasiões de penitência e recolhimento.
Esta prática foi com o tempo sendo incorporada na vida litúrgica da Igreja; hoje, a quarta-feira de cinzas tem um significado amplo para o Cristão. Aquele que deseja se preparar para viver dignamente o Mistério Pascal, ou seja, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus, recebe as cinzas na cabeça.
A penitência faz parte da vida do cristão. É por meio da penitência que somos conduzidos a Cristo, através das obras de caridade, da renúncia e da mortificação. Portanto, a Quarta-Feira de Cinzas nos leva à Quaresma que é um retiro espiritual de 40 dias em preparação para a Páscoa.
Neste tempo vamos sendo santificados pela prática das virtudes, pois a Quaresma é o tempo favorável (conf. 2Cor 6, 2) para a conversão.
Por que 40 dias? Bem, na Bíblia encontramos uma série de episódios ligados a numeração 40; lembremos que o dilúvio durou 40 dias; o povo hebreu caminhou 40 anos no deserto rumo à terra prometida; Jesus passou 40 dias no deserto antes de iniciar sua vida pública. Na Bíblia o número 4 simboliza o universo material e o número zero as provações e dificuldades de nossa vida na terra.
É importante lembrar que Quarta-Feira de Cinzas é dia de jejum e abstinência de carne. As cinzas que nos são impostas na cabeça são de ramos da última missa de Domingo de Ramos celebrada no ano anterior e que são queimadas até se tornarem pó. Pela imposição de cinzas aprendemos a sermos mais humildes, pois nos lembramos que viemos do pó e ao pó retornaremos (conf. Gn 3, 19).
A cor litúrgica da Quaresma é o roxo que significa exatamente penitência, na música litúrgica temos a ausência do Hino de Louvor e de músicas que expressem "O Aleluia", pois este só voltará a ser proclamado na Ressurreição do Senhor.
Também com a Quarta-Feira de Cinzas aqui no Brasil temos a abertura da Campanha da Fraternidade (CF 2013) promovida pela CNBB que como todos os anos chamam-nos a atenção e de toda a sociedade para diversos temas como temos visto nos últimos anos (meio ambiente, segurança pública, saúde pública), promovendo a reflexão e o diálogo inter-religioso e que este ano está direcionada a juventude para que haja mais respeito, valorização e dedicação para com a juventude e também já é uma forma de preparar a todos para a JMJ Rio2013 que acontecerá em julho deste ano na cidade do Rio de Janeiro. A CF 2013, deste ano, terá como tema: Fraternidade e Juventude e o lema "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6, 8).
Preparemo-nos para viver intensamente este momento favorável de conversão junto com a nossa Igreja.

Escrito por Fernando Ricardo Montanheiro, cerimoniário.
Blog do Fernando: http://fernandomontanheiro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário