Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Novo Bispo de Roma: Papa Francisco


A Igreja Católica saudou na tarde desta quarta-feira, 13, o seu novo Pontífice, Papa Francisco, cardeal Jorge Bergoglio, da Argentina.
Em suas primeiras palavras como Bispo de Roma, o Papa Francisco disse:
“Vocês sabem que o Conclave concede um Bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram escolher um lá no fim do mundo. Mas estamos aqui… Agradeço pelo acolhimento, à comunidade diocesana de Roma. Antes de tudo, gostaria de fazer uma oração pelo nosso Bispo Emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos para que o senhor o abençoe”
O Santo Padre rezou com os fiéis o Pater Noster (Pai Nosso), em seguida, uma Ave Maria. Papa Francisco disse ainda que começa agora um caminho do bispo de Roma com o povo, um caminho de fraternidade e amor. “Vamos rezar uns pelos outros”, pediu o novo Pontífice.
Num gesto de humildade, o novo Pontífice se inclinou e pediu ao povo que intercedesse por ele. Nesse momento, a Praça São Pedro foi tomada pelo silêncio orante dos fiéis que rezavam por seu novo pastor.
Em sua despedida, o Papa Francisco pediu à multidão oração por seu pontificado e propôs-se a rezar por Roma e pelo mundo.

Biografia do novo Papa: Francisco
Cardeal Jorge Mario Bergoglio, SJ, arcebispo de Buenos Aires, Argentina, nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Ele foi ordenado pelos jesuítas, em 13 de dezembro de 1969, durante os estudos teológicos na Faculdade de Teologia de San Miguel.
Ele era noviço-mestre em São Miguel, onde também ensinou teologia. Foi Provincial da Argentina (1973-1979) e reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel (1980-1986). Depois de completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual em Córdoba.
Em 20 de maio de 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires; recebeu a consagração episcopal em 27 de junho do mesmo ano.
Em 3 de junho de 1997, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e sucedeu o Cardeal Antonio Quarracino, em 28 de fevereiro de 1998. Foi Relator-Geral Adjunto da Assembleia Ordinária da 10º Sínodo Geral dos Bispos, em outubro de 2001.
Bergoglio atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina a partir de 8 de novembro de 2005 até 8 de novembro de 2011.
Criado e proclamado cardeal pelo beato João Paulo II, no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, com o título de S. Roberto Bellarmino (Santo Roberto Belarmino).
Membro de:
- Congregações para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
- Conselho Pontifício para a Família;
- Pontifícia Comissão para a América Latina;

Nenhum comentário:

Postar um comentário