Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

domingo, 21 de abril de 2013

Liturgia Diária

4° DOMINGO DA PÁSCOA 

1ª Leitura - Atos dos Apóstolos 5, 27-32.40-41


Leitura dos Atos dos Apóstolos - "Naqueles dias, Paulo e Barnabé, 14Mas eles, deixando Perge, foram para Antioquia da Pisídia. Ali entraram em dia de sábado na sinagoga, e sentaram-se. 43Depois que a assembléia terminou, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram Paulo e Barnabé, os quais com muitas palavras os exortavam a perseverar na graça de Deus. 44No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45Os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e puseram-se a protestar com injúrias contra o que Paulo falava. 46Então Paulo e Barnabé disseram-lhes resolutamente: Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos. 47Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te estabeleci para seres luz das nações, e levares a salvação até os confins da terra (Is 49,6). 48Estas palavras encheram de alegria os pagãos que glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam predispostos para a vida eterna fizeram ato de fé. 49Divulgava-se, assim, a palavra do Senhor por toda a região. 50Mas os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade, que excitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território.51Estes sacudiram contra eles o pó dos seus pés, e foram a Icônio. 52Os discípulos, por sua vez, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo." - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial - Salmo 99



REFRÃO: Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.

1.
 Aclamai o Senhor, ó terra inteira,/ servi ao Senhor com alegria,/ ide a ele cantando jubilosos! -R.
2. 
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,/ ele mesmo nos fez, e somos seus,/ nós somos seu povo e seu rebanho. -R.
3. 
Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,/ sua bondade perdura para sempre,/ seu amor é fiel eternamente! -R.


2ª Leitura - Apocalipse 7, 9.14-17

Leitura do livro do Apocalipse de São João - "Eu, João, 9depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão, 14Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse: Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. 15Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará, 16porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos." - Palavra do Senhor.

Evangelho - João 10, 27-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

"Naquele tempo,27As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.28Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão. 29Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai. 30Eu e o Pai somos um." - Palavra da Salvação.

Catequese Bíblico-Missionária


"Conheço minhas ovelhas e elas me seguem

O Tempo da Páscoa nos introduz cada vez mais no ensinamento e na vida de Cristo. É um momento de acolher os frutos da Ressurreição. A Liturgia nos desvenda as riquezas que nos foram dadas por Jesus. Jesus não é um simples morto que voltou à vida, mas o Ressuscitado que é Senhor, um com o Pai e Pastor de seu povo.

Conduz às fontes das águas
De seu lado aberto saiu sangue e água. Estas águas da Vida, jorradas de seu coração, são a meta de todos os que creem. Nas orações da celebração de hoje, pedimos que sejamos conduzidos às alegrias celestes onde já está o Pastor (Oração). Estas alegrias nos advêm da participação dos sacramentos que continuam em nós a obra da redenção (Oração sobre as oferendas). Salvos por Jesus adquirimos uma morada nos Céus (Pós-comunhão). Ele mesmo dissera que iria nos preparar um lugar (Jo 14, 2). Ele é o Pastor que nos conduz. Entre o Pastor e a ovelha há uma relação de conhecimento para o seguimento: "Eu conheço as minhas ovelhas e elas me seguem". Esse conhecimento é o mesmo pelo qual Ele conhece o Pai e é por Ele conhecido. Por isso Jesus diz: o Pai e Eu somos um (Jo 10, 30).
O tempo da Páscoa nos ensina a divindade de Jesus, por isso insiste nas palavras: "Eu Sou". É o nome e o Ser de Deus. O Pastor se põe na condição de igual ao Pai. É este conhecimento que dá as ovelhas a segurança de segui-lo. Estão protegidas e ninguém as tirará de suas mãos.

Eu lhes dou a vida eterna
Ouvir e seguir o Pastor é ter a salvação. Jesus é Pastor unido ao Pai que é o Pastor e Rei de seu povo. O conhecimento que Jesus tem de suas ovelhas e elas Dele, não é um saber sobre, mas uma experiência de vida. Elas formam uma comunidade que escuta o Pastor. A experiência se dá quando se ouve a voz do Pastor. Os que o seguem se juntarão à imensa multidão dos que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro (Ap 7, 13). Mesmo no meio das perseguições, terão suas lágrimas enxugadas. A experiência de conhecer o Pastor é uma experiência de união total de vida com o Pastor, tendo seus mesmos sentimentos, suas atitudes e assumindo a cruz como Ele a assumiu.

Chamados a serem pastores
Na perspectiva vocacional, como estamos rezando, corremos o risco de ficar no periférico dessas vocações, como ritos, roupas, promoções e costumes. A verdadeira vocação se dá nesta íntima união com o Pastor, em seus sofrimentos, como ocorreu com os apóstolos. A tentação do mundo na ganância, no orgulho, no exterior e na riqueza não combina com Jesus. É preciso lavar as vestes no sangue do Cordeiro. Aí sim, conduzir com Ele o povo que lhe é fiel. A vocação tem uma dimensão universal, como universal é a missão de Jesus. Como Paulo deixa os judeus e se abre ao mundo pagão, somos chamados a nos abrir ao novo que nos é dado nesta vocação." - Pe. Luiz Carlos de Oliveira, retirado do folheto de missa Deus Conosco (Ano XLIII - N° 21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário