Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

São Francisco de Assis do século XXI

Em 13 de março de 2013, a frase "habemus papam" percorreu o mundo em instantes. Em 24 horas do início do conclave, a igreja católica já tinha um novo líder. E o mundo queria saber: qual era o perfil do novo papa?
A inesperada renúncia do Papa Emérito Bento XVI não foi a única surpresa a todos, nestes últimos meses. Era esperado um europeu ou, até mesmo, brasileiro; um possível Bento XVII, João Paulo III, Pio XIII, João XXIV, Paulo VII, mas, novamente fomos surpreendidos: um papa latino-americano, jesuíta e que escolheu o nome Francisco.
Em sua primeira aparição, como papa, Francisco mostrou seu carisma e sua principal qualidade: a humildade. Humildade esta que foi inspirada pelo São Francisco de Assis, santo italiano que renunciou toda a riqueza de seu pai; optando por uma vida simples, pobre e humilde, a serviço dos pobres.
E como prova disso, quebrou vários protocolos: dispensou o uso da cruz de ouro, dos tradicionais sapatos vermelhos, preferiu andar de ônibus a usar o papa móvel, pagou pessoalmente o hotel onde estava hospedado quando era cardeal, entre outros.
Embora tenha que enfrentar alguns problemas pelos quais a igreja está passando, Francisco já mostrou que seu principal objetivo é fazer uma "igreja pobre para os pobres", como disse em um de seus discursos, tratando todos igualmente, independentemente da crença e está disposto a fazer grandes mudanças na igreja.
Francisco é um belo exemplo de que o amor, a caridade e a humildade podem transformar um mundo carente de pessoas com esse tipo de perfil; cheio de pessoas que esqueceram que o amor é mais importante que a riqueza; a humildade mais importante que o luxo. Papa que dispensou as "mordomias" e preferiu servir de forma simples e humilde, como São Francisco de Assis.


Escrito por Matheus Godoi, catequista e membro da PasCom da Paróquia N. S. Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário