Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

domingo, 12 de maio de 2013

Liturgia Diária

ASCENSÃO DO SENHOR

1ª Leitura - Atos dos Apóstolos 1, 1-11


Leitura dos Atos dos Apóstolos - "1Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a sequência das ações e dos ensinamentos de Jesus, 2desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu). 3E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. 4E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; 5porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. 6Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?7Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, 8mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. 9Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.. 10Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:11Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu." - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial - Salmo 46


REFRÃO: Batei palmas, povos todos, o Senhor subiu ao toque da trombeta!

1. Povos todos do universo, batei palmas, / gritai a Deus aclamações de alegria! / Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, / o soberano que domina toda a terra. -R.
2. Por entre aclamações Deus se elevou, / o Senhor subiu ao toque da trombeta. / Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, / salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei! -R.
3. Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, / ao som da harpa acompanhai os seus louvores! / Deus reina sobre todas as nações,  / está sentado no seu trono glorioso.R.

2ª Leitura - Efésios 1, 17-23

Leitura da carta de São Paulo aos Efésios - "Irmãos, 17Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele; 18que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos, 19e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É o mesmo poder extraordinário que 20ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu, 21acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro. 22E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja, 23que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos." - Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 24, 46-53

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

"Naquele tempo,46Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. 47E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sois as testemunhas de tudo isso. 49Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto. 50Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. 51Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu. 52Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo. 53E permaneciam no templo, louvando e bendizendo a Deus." - Palavra da Salvação.

Catequese Bíblico-Missionária

"A Ascensão do Senhor nos revela que o aparente êxodo do Ressuscitado é, ao mesmo tempo, a sua entrada no mais íntimo do nosso coração pelo poder que nos entrega de responder livremente ao seu amor, derramado em nós. A nuvem que o encobriu designa, ao mesmo tempo, a invisibilidade e a presença de Deus. Ao entrar na invisibilidade do Pai, Jesus toma a frente de nossa humanidade, guia-nos pelas veredas da vida, alimenta-nos com a sua Palavra e nos atrai com o seu testemunho: "Voltarei para levar-vos comigo, para que estejais onde eu estou" (Jo 14, 3).

Na sua oração final, Jesus pede que sejamos UM como Ele e o Pai são UM (Jo 10, 22), pois a unidade que reina entre Ele e o Pai é a mesma que deve reinar entre nós. Esta unidade visceral confronta a violência que aprisiona os homens e os divide. Ela é o inverso da mentira e das trevas que a acompanham e das armadilhas montadas contra os filhos e filhas da luz. Jesus nos pede para permanecer na cidade, no meio do cotidiano da vida, pois o Templo de Deus é cada um de nós e o Ressuscitado nasce sem cessar em todos os que amam, sem exceção.

O sopro de amor de Jesus é uma alegria nova que ninguém pode arrancar ou destruir. Nós, Povo de Deus, não somos marketeiros do céu e nem mascates de graças e carismas. A Igreja de Jesus busca a santidade e não deve e nem poderá ser uma mercadora de ilusões. Somos testemunhas de "fatos que nos aconteceram" (Lc 1, 1) e não inventores de qualquer mito maravilhoso que difundimos ao nosso bel-prazer.

Lembremos as palavras de Bento XVI: "Nós devemos estar seguros que, por mais pesadas e turbulentas as provas que nos esperam, não seremos jamais abandonados a nós mesmos. As mãos do Senhor não nos largarão, pois estas são mãos que nos criaram e que, todo dia, nos acompanam no itinerário de nossas vidas"." - Pe. Paulo Botas, retirado do folheto de missa "Deus Conosco" (Ano XLIII, n° 24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário