Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

domingo, 26 de maio de 2013

Liturgia Diária

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

1ª Leitura - Provérbios 8, 22-31


Leitura do Livro dos Provérbios - "Assim fala a sabedoria de Deus: 22O Senhor me criou, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da terra. 23Desde a eternidade fui formada, antes de suas obras dos tempos antigos. 24Ainda não havia abismo quando fui concebida, e ainda as fontes das águas não tinham brotado. 25Antes que assentados fossem os montes, antes dos outeiros, fui dada à luz; 26antes que fossem feitos a terra e os campos e os primeiros elementos da poeira do mundo. 27Quando ele preparava os céus, ali estava eu; quando traçou o horizonte na superfície do abismo, 28quando firmou as nuvens no alto, quando dominou as fontes do abismo, 29quando impôs regras ao mar, para que suas águas não transpusessem os limites, quando assentou os fundamentos da terra, 30junto a ele estava eu como artífice, brincando todo o tempo diante dele,31brincando sobre o globo de sua terra, achando as minhas delícias junto aos filhos dos homens." - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial - Salmo 08



REFRÃO: Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
1. Contemplando estes céus que plasmastes / e formastes com dedos de artista; / vendo a lua e estrelas brilhantes, / perguntamos: 'Senhor, que é o homem, / para dele assim vos lembrardes / e o tratardes com tanto carinho?'-R.
2. Pouco abaixo de Deus o fizestes, / coroando-o de glória e esplendor; / vós lhe destes poder sobre tudo, / vossas obras aos pés lhe pusestes. -R.
3. As ovelhas, os bois, os rebanhos, / todo o gado e as feras da mata; /passarinhos e peixes dos mares, / todo ser que se move nas águas. -R.

2ª Leitura - Romanos 5, 1-5

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos - "Irmãos, 1Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 2Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. 3Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, 4a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. 5E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." - Palavra do Senhor.

Evangelho - João 16, 12-15

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

"Naquele tempo,12Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.13Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará." - Palavra da Salvação.

Catequese Bíblico-Missionária


"Jesus Cristo: ontem...

Celebrar a festa da Santíssima Trindade é celebrar Deus Pai Criador, Deus Filho Salvador e Deus Espírito Santo Santificador, um só Deus em três pessoas distintas.
Mais do que entender esse mistério, é preciso compreender que "Nos tempos antigos, muitas vezes e de muitos modos Deus falou aos antepassados por meio dos profetas. No período final em que estamos, falou a nós por meio do Filho" (Hb 1, 1-2). E Jesus, como filho, revelou-nos todo o plano de amor e salvação de Deus Pai. Ele prometeu que enviaria o Espírito da Verdade e, em João, temos de pensar que Ele é aquele que dá vida e é a força que procede de Deus, em oposição àquele espírito da mentira, que gera as trevas e a morte.

hoje...
É inútil tentar entender os mistérios de Deus com nossa mente limitada de humanos. Como interpretar o lindo poema da primeira leitura sobre a sabedoria gerada por Deus, que era seu encanto, brincava em sua presença e se alegrava por estar com os filhos dos homens?
Como interpretar que somos justificados gratuitamente pelo sangue de Jesus derramado na cruz e que "a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado?" (Rm 5, 5).
E mais: "Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista: vendo a lua e as estrelas brilhantes, perguntamos: "Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?" (Sl 8, 4-5).
E o mundo onde vivemos é marcado por qual Espírito? Para alguns, só tem valor quem tem dinheiro, poder e retém os bens só para si. Seria isso o que João chamaria hoje de espírito da mentira? Há outros que valorizam a sabedoria, a fé, a graça, o amor e que se lembram do homem, da mulher e da ecologia com amor e carinho. Esses são conduzidos pelo Espírito da Verdade.

e sempre
Somos mergulhados neste mistério da Santíssima Trindade e em suas maravilhas, e não somos "capazes de as compreender agora" (Jo 16, 12), mas somos capazes sim de entender que, além do mistério, há o ensinamento que ele quer nos transmitir: a exemplo da Santíssima Trindade, somos convidados a formar, aqui na terra, uma comunidade de amor, de fé, de união, de intimidade e de igualdade, onde não se tem superior ou inferior." - Pe. Francisco Albertin, retirado do folheto de missa "Deus Conosco" (Ano XLIII, n° 26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário