Que a Paz de Jesus Cristo Salvador e o Amor de Maria Santíssima estejam com você!

Região Pastoral 4 (RP4) da Arquidiocese de Botucatu.

Seja Bem-Vindo (a)!

domingo, 2 de junho de 2013

Liturgia Diária

9° DOMINGO DO TEMPO COMUM

1ª Leitura - 1º Reis 8, 41-43


Leitura do Primeiro Livro dos Reis - "Naqueles dias, 41Quanto ao estrangeiro, que não pertence ao vosso povo de Israel, quando vier de uma terra longínqua por causa de vosso nome, - 42porque se ouvirá falar da grandeza de vosso nome, da força de vossa mão e do poder de vosso braço, - quando vier orar neste templo, 43ouvi-o do alto dos céus, do alto de vossa morada, ouvi-o e fazei tudo o que esse estrangeiro vos pedir. Então todos os povos da terra conhecerão o vosso nome, vos temerão como o vosso povo de Israel, e saberão que o vosso nome é invocado sobre esta casa que edifiquei." - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial - Salmo 116


REFRÃO: Ide, vós, por este mundo afora / e proclamai o evangelho a todos!

1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o! -R.
2. Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel! -R.

2ª Leitura - Gálatas 1, 1-2.6-10

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas - "1Paulo apóstolo - não da parte de homens, nem por meio de algum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai que o ressuscitou dos mortos - 2e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: 6Estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à graça de Cristo para um evangelho diferente. 7De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. 8Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. 9Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado! 10É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo." - Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 7, 1-10

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

"Naquele tempo,1Tendo Jesus concluído todos os seus discursos ao povo que o escutava, entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um centurião que tinha um servo a quem muito estimava e que estava à morte. 3Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, rogando-lhe que o viesse curar.4Aproximando-se eles de Jesus, rogavam-lhe encarecidamente: Ele bem merece que lhe faças este favor, 5pois é amigo da nossa nação e foi ele mesmo quem nos edificou uma sinagoga. 6Jesus então foi com eles. E já não estava longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por amigos seus: Senhor, não te incomodes tanto assim, porque não sou digno de que entres em minha casa; 7por isso nem me achei digno de chegar-me a ti, mas dize somente uma palavra e o meu servo será curado. 8Pois também eu, simples subalterno, tenho soldados às minhas ordens; e digo a um: Vai ali! E ele vai; e a outro: Vem cá! E ele vem; e ao meu servo: Faze isto! E ele o faz.9Ouvindo estas palavras, Jesus ficou admirado. E, voltando-se para o povo que o ia seguindo, disse: Em verdade vos digo: nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé. 10Voltando para a casa do centurião os que haviam sido enviados, encontraram o servo curado." - Palavra da Salvação.

Homilia Diária


"A fé não se altera, ela alcança milagres, alcança aquilo que para nós é impossível, mas a mão de Deus é capaz de operar no meio de nós.

O oficial romano disse a Jesus: “Não sou digno de que entres em minha casa – eu nem me achei digno de vir pessoalmente ao Seu encontro, Senhor, mas ordena, com apenas uma palavra, e meu empregado ficará curado”.
Jesus veio para os judeus e Ele pertencia a esse povo em primeiro lugar. O que era de se esperar é que os milagres, as bênçãos, a Palavra de Deus, a ação do Reino acontecesse somente para o povo judeu daquela época. Mas eis que vem um pagão, um oficial do Império Romano, com um empregado que estimava muito, a quem ele muito amava e que estava doente, à beira da morte.
Ele poderia recorrer à medicina, ao dinheiro que possuía – uma vez que era oficial –, a médicos famosos para que dessem “um jeito” no seu empregado que estava doente. Mas devido à sua fé, à sua confiança, ele sabia quem era Jesus. De modo que ouviu falar sobre o que o Senhor pregava, o que Ele fazia, e acreditou.
A fé é, primeiro, dada a quem acredita no poder e na ação de Deus; e esse oficial do Império Romano acreditou que Jesus podia, por isso foi ao encontro do Senhor numa atitude de humildade.
Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado: ‘Faze isto’!, ele o faz”. Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde” (Lc 7,6-10). Que maravilha, que bênção, que graça! A fé não se altera, ela alcança milagres, alcança aquilo que para nós é impossível, mas a mão de Deus é capaz de operar no meio de nós.
“Deus Pai, eu creio que Tu podes e, porque eu creio, recorro à Tua proteção, recorro ao Teu nome santo. Altera, Senhor, a Tua graça em nosso meio, pois somos fracos na fé. Não reconhecemos a Tua ação pelos Teus prodígios, estando em Tua casa, servindo ao Teu dispor, mas, muitas vezes, desfalecendo na fé. Senhor, vem em socorro da nossa fraqueza e da nossa falta de fé.”
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova" - retirado da Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário